Livro, criança e quarentena
COVID-19 e a nova rotina das crianças
A princípio, a suspensão das aulas soou como férias aos ouvidos das crianças. Elas exageraram no entretenimento, abusaram dos eletrônicos e entediaram-se com seus brinquedos. Algumas quebraram totalmente a rotina, mudando o ciclo do sono e da alimentação.
Sem o compromisso diário de ir à escola, a quantidade de horas dedicadas aos estudos foram reduzidas a nenhuma em algumas casas.
Como retomar a rotina de estudos das crianças?
Como as crianças menores não têm autonomia para tomarem a iniciativa de dedicar um momento a aprendizagem, é necessário que seus responsáveis os incentivem.
Apesar que nem todos são pedagogos, é fácil encontrar sugestões atividades e jogos lúdicos em fóruns e vídeos na Internet. Sempre busque por algo simples e sutil.
Eu, particularmente, recomendo um momento para contação de uma história curta... seguida de uma atividade que estimule a compreensão do texto, a coordenação motora e/ou o pensamento lógico.
O zine Maria Curiosa é uma ótima sugestão para você iniciar. E o melhor é que nele há algumas atividades que estimulam a interação familiar durante a aprendizagem.
Maria Curiosa - Os zines
Maria é uma garotinha tão curiosa que ganhou um apelido que faz jus a sua maior característica: seu interesse em descobrir informações.
O primeiro zine foi sucesso de vendas em 2019, durante seu lançamento na FLIQ Natal. O livreto com acabamento artesanal contem uma historinha para colorir e sugestões de atividades pedagógicas.
Durante a quarentena na pandemia do COVID-19, o autor independente Sam Oliveira disponibilizou a primeira historinha de Maria Curiosa em PDF. Assim, ajudando alguns adultos a se reinventarem ao dedicar um tempo educativo e diverto às crianças.
baixe o e-book agora mesmo
Sobre mim
Sam Oliveira é aspirando a autor de best-seller da literatura infantil, desenhista nas horas vagas, futuro pedagogo e amante dos livros.
Recursos
Periodicamente, materiais adicionais serão adicionadas por aqui. Então, assine o nosso newsletter para ficar por dentro das novidades e, de brinde, receber em PDF a primeira historinha de Maria Curiosa.